quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Você Sabia: Soja


A soja é a unica fonte de proteina de origem vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais necessários ás necessidades do ser humano. As proteínas do grão da soja reduzem o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que seu consumo está associado a redução dos níveis de colesterol e LDL-colesterol, e apresenta uma tendência em aumentar HDL. Além disso, as isoflavonas presente na soja auxilia na redução do risco de doenças crônicas, inclusive de alguns tipos de câncer, osteoporose e redução dos sintomas da menopausa. Ainda há muito a ser pesquisado, mas já é recomendado introduzir ou aumentar o consumo de soja e de seus produtos na alimentação. Eles não apresentam risco de efeitos colaterais e podem oferecer benefícios a saúde. Hoje já podemos encontrar produtos derivados de soja como: iogurtes, queijos (tofu), molhos para salada, farofas, extrato de soja ("leite"), etc.

Que tal experimentar um delicioso Cheesecake de Tofu
Massa:1 pacote (200g) biscoito maisena, 100g de margarina.
Recheio: 250g de Tofu, 2 xic.(chá) leite em pó, 1 xic.(chá) água, 2 colheres (sopa) margarina, 3 ovos, 1 xic.(chá) acúcar.
Cobertura:1 1/2 xic. (chá) morango picado, 1/2 xic. (chá) açúcar, 1 unidade de Kiwi picado, 1/4 xic. (chá) de água.
Triture o biscoito no liquidificador e reserve. Derreta a margarina e misture no biscoito. Forre uma fôrma de fundo falso, com essa massa.Para o recheio, bata todos os ingredientes no liquidificador e distribua sobre a massa. Leve para assar em forno preaquecido a 180C° por aproximadamente 1 hora. Para a cobertura, misture o açúcar com as frutas picadas e água e leve ao fogo médio até atingir ponto de geléia. Coloque sobre a torta já assada e leve para gelar por 2 horas.
Fonte: Livro: Alimente-se Bem -SESI; Pirâmide dos Alimentos, Philippi S. T.

Um comentário: